Viagem e fotografia

BLOG_FOTOGRAFIA

A dica perfeita para conhecer novas culturas,  fazer bons cliques e participar do Concurso de Fotografia.

Para quem ama viajar, a satisfação de colocar o pé na estrada não se concretiza apenas quando se chega ao destino final. Tudo aquilo que você aprende ao longo do trajeto é também protagonista dessa jornada de novas experiências.

Uma verdade é que, muitas vezes, a parte mais interessante de um passeio não acontece naquele monumento famoso que trouxe fama ao lugar, mas sim em um restaurante, café, viela ou até mesmo alguém interessante que você conheceu durante a viagem. E já que estamos falando de experiências de viagem e dicas fotográficas, por que não incorporar esse aprendizado aos nossos cliques? Confira:

SEU ESTADO DE ESPÍRITO DÁ O TOM DA SUA FOTOGRAFIA

Sabe aquele ditado: “não force a barra”, se não aquela situação vai parecer forçada? Bem, em dias que você estiver mais introspectivo, seu olhar tende a observar detalhes que você não perceberia em dias agitados.

1

Marcos Muniz

Aproveite essa situação e deposite sua energia em elementos do lugar, como detalhes da mesa de um café, um grafitte escondido, detalhes da arquitetura e por aí vai.

2

Marcos Muniz

GOSTA DE RETRATOS? BEM-VINDO A BELÉM, SALVADOR E RIO DE JANEIRO

Se você prefere fotografar pessoas, escolha os dias que você está mais pré-disposto ao corpo a corpo. Cidades, como Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Belém (PA), por exemplo, é inevitável o contato direto com os moradores locais por conta do comportamento mais caloroso.

Mercadões são verdadeiros pratos cheios de hospitalidade, cheiros e sabores. Posso garantir uma coisa: entre uma conversa e outra, você vai se deixar levar pelas histórias da cidade e com certeza sairá de lá, no mínimo, com um aperto de mão e alguns retratos interessantes e bem intimistas. Lembre-se: você também dá o tom da aproximação.

3

Marcos Muniz

DESPERTE SEU OLHAR: A ESTRADA PODE SER O PONTO MÁXIMO DA VIAGEM

Acento checado, poltrona confortável e algumas horas de viagem. Há pessoas que simplesmente não dão atenção ao caminho de um lugar ao outro. Metrôs, trens e ônibus geralmente possuem janelas que permitem você fazer alguns cliques que nem sempre ficaram perfeitos por conta do reflexo, mas não é por isso que sua criatividade precisa ser deixada de lado. Os efeitos do reflexo podem ser únicos e instigantes.

marcos  muniz

Marcos Muniz

marcos  muniz

Marcos Muniz   

4 DICAS FOTOGRÁFICAS PARA ANOTAR NO SEU PRÓXIMO DIÁRIO DE VIAGENS

Nem sempre aquela foto “certinha” é a mais interessante visualmente. Que tal experimentar composições não tão convencionais? Lembre-se: não há problema se uma perna ou um braço não aparecem na composição.

6

Paraná – Marcos Muniz

Retratos infantis podem ser fáceis de clicar ou extremamente complicados e cá pra nós: crianças são muito sinceras e quando não querem ser fotografadas, não há o que fazer, não é verdade? Veja esse exemplo: a escolha do preto e branco (p&b), o ângulo de baixo para cima, a proximidade da lente, a naturalidade do olhar e o posicionamento balanceado das mãos da criança trazem à imagem um clima de grande reciprocidade com o fotógrafo.

7

Minas Gerais – Marcos Muniz

 

Fotografia de contraluz. Afinal, o que é isso?

Basicamente consiste em fotografar posicionado na direção ao sol, seja no início ou mesmo no fim do dia, assim como aparece na imagem. A vantagem estética dessa técnica é uma imagem em que a luz, suavemente, contorna o elemento fotografado, nesse caso, essas três pessoas lado a lado. Fica interessante, não acham?

8

Marcos Muniz

 

“Não tenho uma câmera legal para fotografar”. Isso já não serve mais como desculpas! Use seu celular quando quiser fotografar, mesmo se não tiver com sua câmera à postos. Atualmente, a maioria dos celulares possuem uma ótima qualidade de captação (por conta dos sensores) e, aliado aos vários softwares de edição mobile, como VSCOCAM (http://bit.ly/VscoCamDica) e o próprio Instagram (grátis), trarão resultados interessantes que surpreendem leigos e profissionais da imagens.

9

São Paulo – Marcos Muniz

 

Esperamos que tenham gostados das dicas de hoje! Até mais.

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: