Você costuma sentir sono ao volante?

Uma das maiores causas de acidentes ao volante é a exaustão mental dos motoristas, o que pode causar sono e perda do controle do veículo. Isso acontece com quem dirige por longas jornadas sem descanso, pega o carro após uma atividade exaustiva ou uma noite de sono ruim, e até mesmo com quem usa a circulação do ar-condicionado por muito tempo. Isso mesmo, o ar-condicionado do seu veículo pode estar contribuindo para o seu sono.

Quando o veículo está com vidros fechados, circulando o mesmo ar internamente, a tendência é que o dióxido de carbono (CO₂), que produzimos durante a respiração, aumente no ambiente. Isso é comum em viagens longas e até mesmo dentro de centros urbanos, quando optamos pelos vidros fechados pela segurança. A velocidade da produção aumenta se houver mais pessoas no veículo, e com o excesso de CO₂ circulando no sangue, tendemos a ficar mais sonolentos.

O sinal de alerta está no bocejo, que é uma tentativa do seu corpo para equilibrar os níveis de oxigênio e dióxido de carbono na corrente sanguínea. Por isso, nada de café ou energéticos artificiais para segurar o sono. Ao bocejar e sentir cansaço, abra os vidros do carro por alguns minutos, deixando que o ar circule e melhore a qualidade. Passageiros também sentem esse efeito e, se for o seu caso, fique alerta. Na dúvida, tome a iniciativa de abrir os vidros por alguns minutos.

Mais vilões podem se esconder no ar-condicionado
Além de prejudicar seu estado de alerta, o ar-condicionado automotivo também pode ser o motivo de alergias e irritações do sistema respiratório. Para evitar esse problema, é imprescindível a higienização dos dutos e a troca periódica do seu filtro de cabine. Não existe um período mínimo para troca do filtro de ar, o recomendável é que ele seja trocado a cada revisão do veículo.

Já a limpeza dos dutos pode ser feita por um produto em spray que mata fungos e bactérias acumulados na tubulação, já que o filtro não barra 100% da sujeira. Ele pode ser encontrado em lojas especializadas e aplicado por você mesmo. Basta ligar o sistema de circulação, aplicá-lo nas saídas de ventilação e deixar agir por 30 minutos.

shutterstock_263702960

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: