Você entende o painel de controle do seu carro?

painel de carro

Você já se deparou uma luzinha estranha ou já ficou sem saber o significado de alguns símbolos que aparecem no painel do seu carro? Esses alertas podem estar indicando a temperatura do motor, falta de combustível, freio de mão puxado ou problemas com a bateria. Aprenda a entender esses sinais e guarde no carro essas dicas!

1 – Velocímetro

velocimetro-tot-parc-10mm-sport-cronomac-300x300

Responsável por informar a velocidade do veículo. No Brasil, a unidade de medida é quilômetros por hora (Km / h). Fique sempre de olho para controlar o seu limite de velocidade e ficar longe das multas.

2-  Odômetro principal e parcial

hodometro

O odômetro principal é um indicador dos quilômetros já percorridos pelo automóvel desde sua compra. O odômetro parcial registra os quilômetros percorridos pelo veículo, podendo ser alterado. Você pode, por exemplo, medir a distância de um trajeto. Existe um botão que fica no próprio painel do veículo e serve para zerar o odômetro parcial.

3- Conta-giros

contagiro

Informa a rotação do motor do veículo e ajuda a determinar o momento correto das trocas de marcha. Geralmente o conta-giros mede a rotação por minuto – RPM.

4 – Termômetro

temperatura arrefecimento

Indica a temperatura do motor e serve de alerta em caso de superaquecimento. O termômetro exibe o valor da temperatura na unidade mais utilizada no país em que o carro foi fabricado (no Brasil, graus Celsius) ou simplesmente omite a unidade e mostra apenas marcações para a temperatura normal de operação e para temperaturas altas.

5- Nível de combustível

combustivel

Indica a quantidade de combustível no tanque do automóvel, permitindo ao motorista reabastecer o veículo quando necessário.

6- Luz de injeção ou check de motor

injeção

Indica que o sistema de injeção do veículo está com algum problema. Nesse caso, você deve levar o seu carro em um mecânico de confiança. Esse problema pode gerar gasto excessivo de combustível e emissão de fumaça.

7-  Luz de pressão do óleo do motor

oleo motor

Essa luz é acionada caso não haja óleo no motor, ou se o óleo for insuficiente. Isso pode acontecer em caso de vazamento ou se a bomba que distribui o óleo estiver quebrada.

8- Luz dos faróis

luz farol

Indica se os faróis estão, ou não, ligados.

9- Luz indicadora de mudança de direção (seta ou pisca-pisca)

sinalizado de direção

Quando está acesa, indica que e as luzes externas de mudança de direção (seta ou pisca) estão acionadas.

10- Luz do farol de neblina

farol de neblina

Essa luz é acionada no painel quando o farol está ligado. Os faróis de neblina devem ser usados somente no momento certo. Quando não tem neblina, essa luz pode prejudicar a visibilidade de outros motoristas.

11-  Luz do sistema de freio

freios

Em alguns carros esse dispositivo tem duas funções:

– Avisa quando o freio de mão está acionado.

– Avisa quando o reservatório de óleo de freio está baixo. Nesse caso, a luz permanece acesa mesmo quando o freio de mão está solto. Fique atento! O nível de óleo de freio deve permanecer em dia para evitar falhas no sistema de frenagem.

12- Amperímetro ou luz de bateria

carga bateria

Quando acesa, essa luz avisa que há algum problema de funcionamento do alternador, dispositivo responsável por carregar a bateria e fornecer energia para o veículo com o motor ligado. Nesse caso, toda a parte elétrica do veículo, como os faróis, pode ficar comprometida e a bateria irá descarregar rapidamente.

13- Luz de aviso padrão

sinalizado de advertencia

É um aviso genérico que diz: “alguma coisa não está bem”! Procure um mecânico de confiança para diagnosticar o problema.

14-  Luz do desembaçador do para-brisas e desembaçador traseiro

desembaçador traseiro

Como o próprio nome diz, indica que o desembaçador do para-brisa e o desembaçador do vidro de trás estão ligados.

15- Luz do esguicho do para-brisa

lavador

Indica que você está jogando um jatinho d’água no para-brisa e os limpadores estão funcionando. É sempre bom manter o reservatório cheio.

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: