Zazá – A missão
O crescimento da SAT foi direcionado para o interior dos Estados da Região Nordeste, o que significava grandes distâncias, péssimas estradas e pouca infra-estrutura. Quando a SAT tinha 03 anos de existência, a solução encontrada por Marcelo Alecrim para estarmos mais próximos de nossos clientes foi comprar um avião que nos possibilitasse fazer grandes deslocamentos e pudesse pousar em qualquer tipo de pista. O avião escolhido foi um Seneca III, um bimotor em ótimo estado de conservação. As viagens com esse avião, que ganhou o apelido carinhoso de Zazá, geraram inúmeras histórias engraçadas que vou contando a medida que for me lembrando ou que os amigos forem colaborando.
Zazá foi utilizado intensamente durante mais de 04 anos, quase toda semana tinha uma inauguração de um posto, um casamento ou aniversário de um revendedor. Marcelo sempre fez questão de estar presente em todos os eventos e levava consigo todos que estivessem disponíveis (alguns viajavam a contragosto em função do medo de voar), voou de Natal para todos os Estados do Nordeste, para o Pará e até para o Rio de Janeiro.
Acumulei várias milhas na Zazá Air Lines e presenciei alguns dos casos, vou contar dois deles, um eu estava e outro me contaram :
Estávamos indo de Juazeiro do Norte para a cidade de Iguatu no Ceará onde realizaríamos um encontro de revendedores, nosso Representante Comercial na Região estava voando pela primeira vez no Zazá. Na posição que sentou ficava de costas para o piloto e para mim que estava sentado na cadeira do co-piloto. Durante o vôo, ao olhar para o piloto e vê-lo lendo as cartas de navegação enquanto o avião estava no piloto automático, soltou a seguinte pérola no seu forte sotaque cearense :
– Pelo amor do Padim Cícero !!! segura esse volante que pode ter alguma coisa na pista !!!
Após a gargalhada geral dissemos a ele que quem iria fazer o pouso era eu, segurei o manche do co-piloto simulando a aterrisagem enquanto o piloto realizava as manobras verdadeiras, foi o suficiente para mais uma pérola de nosso grande amigo :
– Não é a toa que o cabra é vice-presidente … até dirigir avião o homem sabe …..
Outro caso foi na Bahia, nosso Ombudsman Geraldo Souza estava presente. Marcelo e comitiva estavam indo para a cidade de Maracás para a inauguração de mais um posto Sat. Era comum não termos muitas informações do campo de pouso e em várias situações a localização do mesmo era no visual. Após sobrevoarmos a cidade, nosso antigo piloto, o saudoso Comandante Ramos, localizou o campo de pouso e iniciou os procedimentos de aterrisagem, foi se aproximando, baixando a altitude, se aproximando mais, baixando mais ainda a altitude, até que já quase na cabeceira da suposta pista percebeu-se a presença de algo estranho no caminho… uma trave de futebol !!! Numa rápida manobra nosso intrépido piloto arremeteu, fez nova aproximação e pousou entre as duas traves do campo de futebol. Refeitos do susto, cercados de garotos que correram da vizinhança para ver o que havia acontecido, soubemos que de fato aquele local tinha sido no passado um campo de pouso, o mesmo tinha sido transferido para outro local e há anos não pousava nenhum avião por ali…
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